A 52ª Exposição Agropecuária e Industrial de Londrina será oficialmente aberta nesta quinta-feira, dia 5, às 15 horas, em solenidade que tem as presenças confirmadas do governador do Paraná Beto Richa, do ministro da Agricultura e Abastecimento, Mendes Ribeiro Filho, do secretário da Agricultura e Abastecimento do Paraná, Norberto Ortigara, e do prefeito de Londrina, Barbosa Neto. Outras cerca de 400 autoridades municipais, regionais e federais também confirmaram presença.
A abertura será marcada pela apresentação da Orquestra Londrinense de Viola Caipira São Domingos Sávio, que executará o Hino Nacional e músicas de raiz, como Chico Mineiro, O Menino da Porteira e Cuitelinho. A Orquestra é formada por cerca de 50 músicos.
A cerimônia de abertura também contará com o Desfile das Bandeiras, do qual participam cerca de 40 cavalos Mangalarga com seus cavaleiros e da tropa da Cavalaria da Polícia Militar.
Os cavaleiros levarão as bandeiras dos haras que estarão participando da Exposição Brasileira do Cavalo Mangalarga, de 5 a 8 de abril, no Parque Ney Braga. A PM levará o Pavilhão Nacional, as Bandeiras do Estado do Paraná e do município de Londrina, da Sociedade Rural do Paraná e da ExpoLondrina.
Com o tema “O Show de quem Produz”, o evento, que acontece de 5 a 15 de abril, será realizado no Parque de Exposições Ney Braga, em Londrina (PR) e projeta um crescimento de 5% nos mais diversos setores, comparados aos índices de 2011, podendo chegar a uma movimentação global de R$ 354 milhões. São aguardados em torno de 500 mil visitantes.
Shows, rodeio e Paixão de Cristo
Durante os 11 dias de evento, haverá shows com grandes nomes da música nacional. A agenda será aberta na quinta-feira, dia 5, com Paula Fernandes; no sábado, 7, sobem ao palco as duplas Humberto & Ronaldo e Conrado & Aleksandro; no domingo, 8, Luan Santana; na segunda-feira, 9, Gusttavo Lima; na terça-feira, dia 10 de abril, Michel Teló e Marina Fonseca; na quarta-feira, dia 11 de abril, Zezé Di Camargo & Luciano; e, na quinta-feira, dia 12, Ivete Sangalo.
Também o público infantil ganhou uma programação especial este ano. No domingo, dia 15, tem show de Patati e Patatá, a partir das 15 horas.
Na Sexta-Feira Santa, dia 6 de abril, a ExpoLondrina terá uma programação especial. A data foi reservada para a encenação da morte e ressurreição de Cristo.
O espetáculo, que é representado há 34 anos no Centro Social Urbano da Vila Portuguesa, em Londrina, será levado às dependências do Parque Ney Braga pela primeira vez. A apresentação será na Arena de Shows e Rodeio João Milanez, às 21h.
Nos dias 13, 14 e 15 acontece o rodeio Brahma Super Bull PBR. A etapa de Londrina abre o evento, que é o maior campeonato de Montaria em Touros do país. O grande campeão será conhecido no dia 25 de novembro, em Americana, interior de São Paulo.
LeilõesA agenda de leilões tem início um dia antes da abertura oficial da ExpoLondrina 2012, dia 4 de abril, com o tradicional Leilão 10 Marcas.
Ao todo, serão realizados 26 leilões de bovinos e equinos.
A Exposição de Londrina tem como forte característica a diversidade de raças entre bovinas (zebuínas e européias), além de suínos, caprinos, equinos e ovinos. No total, de 12 a 13 mil animais para leilões, julgamentos, apresentações, provas e rodeios divididos em dois turnos estarão reunidos no Parque Ney Braga
Eventos e visitas técnicas
Na programação da 52ª Exposição Agropecuária e Industrial de Londrina a agenda técnica oferece cursos, palestras, seminários, oficinas, entre outros, nos auditórios do Parque de Exposições.
Produtores rurais de todo o estado visitam a exposição neste período, com visitas técnicas e monitoradas na Via Rural (Fazendinha).
Estudantes de escolas e instituições regionais também participam do evento com visitas agendadas. Para estas visitas, entre produtores e estudantes, a diretoria trabalha para atingir um público de 40 mil pessoas.
Evento estadual“A exposição extrapolou fronteiras. Não só os limites oficiais de cidades, estados e países, mas na diversidade e abrangência de negócios e serviços ofertados, tornando-se um pólo de integração campo cidade; na variedade de eventos culturais e educativos e ainda um centro de decisões políticas do setor”, diz Gustavo Andrade e Lopes.