10 abril 2012

ExpoLondrina 2012 traz novas marcas de caminhões pesados



Um dos setores que mais têm crescido nas últimas edições da ExpoLondrina, o comércio de veículos reúne importantes novidades para os frequentadores da edição deste ano da feira. Quem visita a ExpoLondrina 2012 conhece não apenas os últimos lançamentos das marcas como também novas marcas que só estão entrando no mercado agora.
Uma dessas novidades é a MAN, indústria alemã de caminhões de grande porte que faz parte do grupo da Volkswagen. Uma unidade do modelo TGX 440 que está exposta no Pavilhão Nacional só chegará ao mercado brasileiro em meados deste ano. Serão os primeiros veículos da MAN no Brasil. A marca é líder de mercado na Europa e trouxe ao Brasil 38 caminhões para serem utilizados como laboratório para as adaptações que foram feitas para as condições brasileiras.
No próximo mês, a nova marca e seus modelos serão apresentados para a rede da VW Caminhões, informa o gerente da Servopa Caminhões em Londrina, Renato César Pires. O lançamento nacional será feito até o meio do ano. “A MAN quer primeiro que os veículos sejam bem entendidos para depois serem comercializados”, acrescenta Pires, referindo-se à preocupação da marca em primeiro ter a rede de concessionárias e de profissionais bem preparados para atender o mercado assim que as vendas começarem a ser feitas.
O objetivo da MAN é audacioso. Para assumir a liderança do mercado de grandes caminhões, a empresa precisará superar 8 mil unidades vendidas por ano. A julgar pelo interesse despertado na feira, a demanda será grande. Mesmo sem as vendas estarem abertas, já há fila de compradores.
A chegada da MAN ao País criará uma nova realidade para a VW Caminhões brasileira. Com a nova marca, a Volkswagen passará a atuar apenas nas linhas de caminhões leves e médios, até 399 cv de potência. Os veículos com motores acima de 400 cv serão da MAN. Os caminhões médios da Volkswagen também terão motores fabricados pela parceira. A fábrica da MAN está instalada na planta industrial da VW Caminhões em Rezende, no Rio de Janeiro.

Chinesa

A Sinotruck, indústria chinesa de caminhões de grande porte que participa da 52ª ExpoLondrina, anuncia nesta terça-feira em São Paulo a construção de sua fábrica no Brasil. O gerente da Sinotruck em Londrina, Flávio Werlang, antecipa que a fábrica será em Curitiba e terá capacidade para produzir de 5 mil a 8 mil caminhões por ano. Estão nos planos da empresa produzir no Brasil, além dos modelos maiores, caminhões médios.
Em maio, a Sinotruck fará o lançamento nacional de dois modelos - 420 e 460 -, fabricados dentro da norma Euro5, que limita drasticamente a emissão de poluentes. Exemplares dos veículos da indústria estão expostos no estande da indústria na ExpoLondrina. Na quarta-feira desta semana, a marca chinesa trará ao Parque de Exposições Ney Braga o caminhão com que deverá participar da temporada deste ano da Fórmula Truck, em sua estreia na categoria.
A Sinotruck, que no país de origem tem o nome CNHTC, começou a entrar no mercado brasileiro em 2008, quando trouxe para Curitiba oito unidades. Esses veículos serviram como laboratório para as adaptações necessárias ao mercado brasileiro, envolvendo clima, qualidade das estradas, combustíveis etc. A comercialização, explica Flávio Werlang, começou em 2010, quando a empresa intensificou a criação da rede de serviços no País todo.
Atualmente, a marca já conta com 28 revendas e deve completar 40 este ano. No passado, foram vendidos 1.100 caminhões Sinotruck no Brasil e a previsão para 2012, de acordo com Werlang, é atingir 2.200 unidades, exatamente o dobro do ano passado. O anúncio da construção da fábrica em Curitiba deverá ajudar a movimentar o mercado. A CNTHC é uma marca muito conhecida na China, onde foi fundada há 75 anos. “A marca já está em 80 países”, acrescenta Werlang.

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