26 março 2010

Emater promoverá show de atrativos do campo durante a 50ª Expo Londrina

Para mostrar “A família do campo melhorando a sua vida” aos milhares de visitantes durante a 50ª Expo Londrina, o instituto Emater, juntamente com parceiros, oferece um elenco significativo de atrações: 30 unidades didáticas expositivas da Via Rural Fazendinha; 11 promoções técnicas da Via Rural Eventos, e no Pavilhão Internacional a já tradicional e terceira edição da Feira Sabores do Paraná. O evento abre no próximo dia 1º e prossegue até o dia 11.

Segundo o engenheiro agrônomo Ildefonso José Haas, gerente regional da Emater de Londrina e coordenador institucional da 16ª edição da Via Rural, “nosso objetivo é promover a agricultura familiar ofertando conhecimentos técnicos e oportunidades de melhoria da qualidade de vida, como também buscar perante o público visitante o reconhecimento do papel da família rural na geração de alimentos seguros e de qualidade, na melhoria das economias locais e regionais e nas ações de preservação ambiental”.

Na Via Rural Fazendinha, que ocupa quase 11 mil metros quadrados, estarão expostas e monitoradas por profissionais da extensão rural oficial as principais atividades existentes nas pequenas e médias propriedades rurais. Tem o cultivo, manejo, colheita, processamento e classificação do Café Qualidade Paraná; produção de grãos, como milho, soja, girassol e programas oficiais de controle a deriva com Acerte o Alvo, Manejo Integrado de Pragas e Trator Solidário.

Na continuação do roteiro da visita na fazendinha, o encantamento da criação do bicho da seda para produção de casulos verdes; fruticultura e o pomar familiar que nutre a família e o excedente transformado em geléias e sucos; balcão de divulgação dos empreendimentos de turismo rural; floricultura; mercado da família rural com oferta de alimentos orgânicos; cultivos agroecológicos; mel e derivados; aquicultura de água doce em tanque escavado e tanque rede; criação de ovinos, caprinos e bovinos precoces para abastecer o mercado de Carnes Nobres do Paraná; plantas e processos da agroenergia; pastagens em piquetes elétricos; produção leiteira; máquinas e equipamentos, cultivos florestais, agroindústria familiar, bosque ambiental e serviços e produtos necessários na vida familiar rural.

A Via Rural Eventos realiza uma intensa programação técnica, contemplando o 2º Encontro Regional de Jovens Rurais e 9º Seminário Estadual de Aquicultura (dia 5 de abril); Seminário de Agricultura Orgânica e 6º Seminário de Ovinocultura (dia 6); 1º Seminário de Agroenergia e 18º Encontro Estadual de Cafeicultores (dia 7); Encontro dos Conselhos de Sanidade Agropecuária do Paraná, 15º Encontro Regional de Leite da Agricultura Familiar e 8º Seminário de Pecuária de Corte (dia 8); 2º Seminário de Mercados da Agricultura Familiar (dia 9) e encerrando a grade, o 2º Encontro Regional das Mulheres da Agricultura Familiar, no sábado (10).

O Pavilhão Internacional vai abrigar, nos 11 dias da Expo Londrina 2010, a Feira Sabores do Paraná, com um mix de mais de mil produtos processados artesanalmente por empreendedores beneficiados do Programa Agroindústria Familiar Fábrica do Agricultor, com garantia de origem e de qualidade. Tem geleias, sucos, compotas, alimentos processados, embutidos, defumados, lácteos, panifícios e artesanatos.

Ao todo, são mais de 100 profissionais envolvidos para atender os visitantes nos atrativos da Via Rural, que conta com a participação dos promotores Sociedade Rural do Paraná, Prefeitura de Londrina, Iapar, Secretaria de Estado da Agricultura e do Abastecimento – Núcleo Seab Londrina, Governo do Paraná, Ministério do Desenvolvimento Agrário, com apoio de dezenas de parceiros, dentre eles Sema/Iap, Sindicato Rural de Londrina, Senar, Embrapa, Fetaep, Integrada, Incra, Faep, Copel, Sanepar, Banco do Brasil, Unopar e Uel.

Para atender o interesse de visitação de agricultores familiares do Paraná, a Emater, com anuência da Sociedade Rural do Paraná, coordena as excursões municipais, inclusive disponibiliza às prefeituras, conselhos municipais de desenvolvimento rural, sindicatos, cooperativas e escolas agrárias o “Kit excursões”. Informa também que interessados em participar da programação da Via Rural Eventos, devem procurar as unidades locais da Emater no respectivo município para mais informações.


Fonte: Agência Estadual de Notícias PR.

Nenhum comentário: