25 fevereiro 2010

ExpoLondrina 2010 já tem 33 leilões agendados

Com data programada entre 1 e 11 de abril de 2010, no Parque de Exposições Ney Braga, a 50ª Exposição Agropecuária e Industrial de Londrina (PR) tem agendado até o momento 33 leilões entre raças zebuínas e européias de elite (matrizes, reprodutores e embriões), de leite; e bovinos de corte e cruzamento industrial, cavalos, ovinos, suínos e também a realização do 4º Londrina Dog Show – leilão nacional de cães. No ano passado, foram realizados 34 leilões, que somaram em comercialização R$ R$ 18.453.700,00
Apesar de a exposição ter abertura oficial no dia 1º, quinta, já no dia 31 de março, quarta-feira, às 20h, será realizado no recinto José Garcia Molina, o 16º Leilão 10 Marcas, fazendo parte da abertura da grade de leilões.
O Paraná, que tem o mérito de ter sido o destino das importações de raças zebuínas da Índia em 1960 e 62, e com os seus destacados programas de melhoramento genético no rebanho do Estado, é um dos principais balcões genéticos da pecuária bovina brasileira, com plantéis de qualidade, tanto de raças européias quanto zebuínas. Há quatro anos a atual diretoria da Sociedade Rural do Paraná tem incentivado a realização das raças puras e também os leilões de cruzamento industrial.
Desde 2008, o retorno de leilões de reprodutores (touros) também é um dos objetivos desta diretoria da Sociedade Rural do Paraná. Na planilha deste ano, cinco leilões estão agendados. Um deles, da raça Limousin, programado para o dia 9, sexta,”Touros Limousin e Cruzamento Industrial”. No dia 10, sábado, será realizado o 2º leilão Charolês Futuro e Grandes Reprodutores e Cruzamento Industrial”. No dia 11, domingo, o “2º Leilão Reprodutores Multi –Raças”. E ainda no domingo, o “1º Leilão Touros Brahman; e também Touros Nelore, da Associação dos Neloristas do Paraná.
Ao todo, passarão pelo Parque de Exposição Ney Braga, 12 mil animais nos 11 dias de exposição e devem ser comercializados cerca de 3 mil animais.
Só de bovinos para julgamentos e leilões serão três mil animais – mil da raça Nelore e dois mil das demais raças zebuínas e européias.
A agenda de leilões, assim como de julgamento, podem sofrer alteração até o início da 50ª ExpoLondrina, mas estarão atualizadas no site do evento (www.srp.com.br/expo2009).

Nenhum comentário: