07 abril 2011

Discursos de abertura da ExpoLondrina enfatizaram necessidade de união



Ênfase à união como ingrediente essencial ao desenvolvimento econômico e necessidade de mobilização de agricultores em torno de questões cruciais como o Código Florestal foram a tônica dos discursos da solenidade de abertura da 51ª Exposição Agropecuária e Industrial de Londrina, realizada na manhã desta quinta-feira, dia 7, no Parque de Exposições Ney Braga, em Londrina-PR. A ExpoLondrina foi mais uma vez qualificada como uma vitrine do agronegócio e espaço para a realização de negócios e difusão de tecnologias.

O presidente da sociedade Rural do Paraná, Gustavo Andrade e Lopes destacou a importância da união e chamou a atenção para a necessidade do entrosamento de todas as regiões do estado. “Devemos quebrar e derrubar os muros que separam os ditos mineiros e paulistas do Norte do Estado, dos chamados gaúchos do Centro-Sul e Sudoeste e dos curitibanos da capital”, afirmou.

A união, segundo o presidente da SRP, proporciona as condições para o enfrentamento das dificuldades. Como um dos resultados desta prática ele citou a mobilização que levou 25 mil produtores rurais a Brasília, cinco mil deles paranaenses, em torno da discussão do novo código florestal brasileiro.

Lopes destacou também os diversos desafios da agricultura e pecuária, que às vezes são perversos. “Custos de produção elevados, dificuldades e riscos climáticos, desafios e incertezas sobre questões legais e ambientais, a busca contínua pela produtividade que nem sempre resultam em rentabilidade, as deficiências de infraestrutura, e muitos outros”, afirmou.

O governador Beto Richa afirmou que sentia muita alegria em participar como governador de um evento que acompanhava desde criança quando vivia em Londrina. Mas agora, destacou, lança um olhar para a grandeza, riqueza e potencialidades da agropecuária paranaense e brasileira mostradas na feira.

Richa anunciou a realização da primeira audiência pública do seu governo na semana que vem em Londrina. Segundo ele, é a prova de que seu governo é pautado pela união, com práticas democráticas, próximo às pessoas e com transparência e ética. “Queremos implantar a gestão profissional”.

O governador manifestou apoio aos agricultores paranaenses em relação às mudanças no código florestal. “Assumo o compromisso de abrir a discussão, vislumbrando a implantação de um código estadual, a exemplo do que ocorre em Santa Catarina”, afirmou, lembrando que na atual condição em breve a maioria dos produtores estará na ilegalidade.

O prefeito de Londrina, Homero Barbosa Neto, afirmou que a realização da Expolondrina está em compasso com as parcerias que podem ocorrer entre entidades e o poder público municipal, estadual e federal. “Acredito que esta será a maior feira de todos os tempos e poderão ser alcançados recordes de comercialização, além de oportunidade de transferência de tecnologia”, afirmou.

Segundo o prefeito, a Expolondrina faz parte da identidade cultural de Londrina. Ele destacou a instalação do Banco Social no estande da Prefeitura na feira, que vai ofertar crédito a juros subsidiados.
Representando o Ministro da Agricultura, Wagner Rossi, o superintendente federal do Mapa no Paraná, Daniel Gonçalves Filho, destacou a contribuição do setor para a economia brasileira. Ele citou a safra de 157 milhões de toneladas de grãos deste ano.

Também destacou ações do governo federal que visam acabar com barreiras fitossanitárias aos produtos brasileiros em países como a China. Em busca da agricultura sustentável, o governo, segundo o representante do ministério, vai disponibilizar recursos da ordem de R$ 2 milhões para plantio direto e integração lavoura-pecuária. Convênio com estados vão destinar recursos a fundo perdido para sanidade animal.

O secretário de Agricultura e Abastecimento, Norberto Ortigara, afirmou que a Expolondrina é o espaço para mostrar resultados e evidenciar a ligação entre campo e cidade. O bom momento da agricultura com uma safra cheia é também, segundo ele, oportunidade para refletir sobre a necessidade de adoção de novas tecnologias, sobretudo na questão da fertilidade. Ele lembra que no Paraná existem 2 milhões de hectares de pastagens degradadas, que podem ser recuperadas com a integração lavoura-pecuária-florestas, entre outras alternativas.

Participaram também da solenidade de secretários de Estado, deputados estaduais e federais, representantes de entidades e outras autoridades. A orquestra de viola caipira São Domingos Sávio executou o Hino Nacional e apresentou composições populares.

Nenhum comentário: