13 abril 2011

Vacina para tilápia é lançada na ExpoLondrina

O lançamento da vacina para tilápia é o destaque do 10º Seminário Estadual de Aquicultura, promovido pelo Instituto Emater. O evento, parte da agenda técnica da ExpoLondrina, será realizado nesta quinta-feira, dia 14, às 8h30, no auditório Milton Alcover, no Parque de Exposições Ney Braga.

A vacina para bacteriose em tilápia representa um grande avanço para a aquicultura. Palestra sobre o assunto será feita pelo veterinário Rodrigo Zanolo, da Intervet Schering-Plough Animal Health, de Cotia (SP). De acordo com Luiz Sá Barreto, técnico do Emater, estudos estão sendo realizados em busca da vacina para peixes nativos.

A primeira palestra do dia, com o zootecnista João Manuel Cordeiro Alves, “Produção de peixes: desafios e oportunidades”, vai traçar um panorama sobre a atividade no Brasil.

De acordo com Barreto, após a criação do Ministério da Pesca e Aquicultura o setor passou a crescer e despertar a atenção de produtores. “O caminhão do peixe, recém chegado a Londrina, e a construção de frigoríficos em Cornélio Procópio e Alvorada do Sul, com recursos do governo do Estado, são resultados da nova política implantada no Brasil”, diz o técnico.

Barreto afirma que o seminário já é tradicional na ExpoLondrina e terá participantes da região, de São Paulo e Mato Grosso do Sul. Nos últimos anos o evento conta também com a presença de pescadores profissionais artesanais.

A ministra da Pesca e Aquicultura, Ideli Salvatti, será representada no evento por Estevão Campelo, diretor do Departamento de Planejamento e Ordenamento da Aquicultura nas Águas da União/Secretaria de Planejamento e Ordenamento da Aquicultura (DEAL/Sepoa) do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. Ele irá coordenar uma mesa com o tema “A pesca e a Aquicultura na Produção Nacional”.

Ao final do evento, os participantes fazem visita técnica na Via Rural-Fazendinha, Feira de Sabores e outros setores da ExpoLondrina.

Nenhum comentário: