15 abril 2011

No final de semana tem Festival de Teatro e de Música na ExpoLondrina

O último final de semana da 51ª Exposição Agropecuária e Industrial de Londrina tem apresentações de teatro e de música, numa organização em parceria com o Festival de Teatro (Filo) e Festival de Música (FML).

Neste sábado, dia 16, às 16h30, o público vai conhecer o trabalho da Trupe Sinhá Zózima, de São Paulo, através da montagem de O Poeta e o Cavaleiro. O espetáculo, inspirado no livro de Pedro Bandeira, se passa em Findomundo, uma pacata, risonha e livre cidadezinha localizada muito, mas muito longe, na época da Idade Média das Fábulas. Certo dia, um estrondo abala céu e terra. No meio do pânico, surge um herói chamado Dom Pendragon de Cantalupo, que irá restabelecer a ordem.

No domingo, 17, às 17 horas, o público da ExpoLondrina 2011 recebe a Companhia Brasileira de Mystérios e Novidades, um dos mais conceituados grupos de teatro de rua do Brasil. A trupe carioca comparece com o espetáculo A Chegança do Almirante Negro na Pequena África.

Com pernas de paus, os integrantes do grupo farão um cortejo pelas ruas do Parque Ney Braga chamando os visitantes para assistirem uma montagem em que é recriado artisticamente o sincretismo das encanterias, cerimônias semelhantes à pajelança.

Para isso, a companhia carioca lança mão de um repertório musical popular (tradições indígenas, africanas e europeias) e de danças. O roteiro explora pessoas, plantas, bichos, invenções e tem Albert Einstein e Mário de Andrade como referência, além de citações de episódios históricos como a Revolta das Chibatas. O espetáculo conta com 23 atores, músicos e dançarinos.

Festival de Música – Para a ExpoLondrina 2011, a organização do Festival de Música de Londrina chamou uma atração bastante concorrida e sempre aplaudida pelos visitantes do evento: a Banda de Metais Lyra de Tatuí.

“A parceria com a Sociedade Rural do Paraná sempre foi excelente, pois proporciona oportunidade do público de várias faixas etárias e de camadas sociais terem contato com música instrumental de qualidade”, atesta Lílian de Almeida coordenadora geral do FML.

A Banda de Metais fará duas apresentações, ambas no domingo, último dia da ExpoLondrina. A primeira acontece às 15 horas, com um Desfile Triunfal pelas ruas do Parque Ney Braga.

Já o concerto com a Banda Show está marcado para as 19 horas, na Pista Central Omar Mazzei Guimarães. A regência ficará a cargo do maestro Adalto Soares, fundador da corporação. No repertório, clássicos da música nacional e internacional.

Criada em 2002, juntamente com a percussionista Silvia Zamboni, a Banda de Metais é composta por cerca de 50 integrantes com idade entre seis e 16 anos. Todos estão inseridos num projeto de inserção social de comunidades de baixa renda através da música.

Em quase 10 anos de atividade, a banda conquistou diversos prêmios nacionais e reconhecimento internacional, através de apresentação em países europeus como a Alemanha.

Nenhum comentário: