14 abril 2011

Via Rural recebe milhares de produtores rurais atraídos pela difusão de tecnologia e informações




Esta sexta-feira dia 15, a Via Rural, conhecida Fazendinha recebe as últimas visitas agendadas de produtores, a partir das 8h30 até as 18h. Este ano, o Emater organizou a vinda de 30 excursões por dia, com média de 500 pessoas. Devem chegar ônibus com produtores vindos de Arapongas, Cornélio Procópio, Floraí e Cafeara, com ingresso gratuito para os visitantes e estacionamento liberado.

Cerca de cinco mil produtores rurais das regiões Norte e Noroeste do Paraná devem ter passado pelo local mais conhecido como Fazendinha. Esta é a expectativa do Instituto Paranaense de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater), responsável pelo local há 17 anos.

Este ano, o tema da Via Rural é`Renda da família rural na produção de alimento saudável´, com informações, máquinas e equipamentos distribuídos por 30 unidades demonstrativas e estandes dos parceiros técnicos e científicos (Iapar e Embrapa). Além destes, a Via Rural recebe apoio de federações, órgãos estaduais e sindicatos ligados à agricultura e meio ambiente; Sociedade Rural do Paraná, Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento e Ministério do Desenvolvimento Agrário.

Nesta edição, as novidades são uma mini-usina de transformação da mandioca em farinha (processo econômico na agricultura familiar), a estufa de bambu (olericultura de baixo custo) e a mini-serraria (unidade de árvores florestais), focada na geração de renda para pequenos produtores.

“Devido aos prejuízos causados pelas formigas cortadeiras (Saúva e Quem-Quem) nas lavouras da região, incluímos um estande destinado a informar o produtor rural sobre as possíveis soluções de combate a essa praga. É um exemplo do nosso esforço para inovar ano a ano a Via Rural com o intuito de atualizar e facilitar o dia a dia do produtor rural”,comentou Sérgio Luiz Carneiro, gerente regional da Emater.

Paulo Messioneiro e a esposa Sirlei Aparecida Jacinto, de Cruzmaltina, plantam tomate e buscam informações para deter o ataque da Murchadeira (doença que contamina a terra e inviabiliza o cultivo do tomate). “É a primeira vez que visitamos a ExpoLondrina e esperamos aproveitar bastante”, disseram

Luiz Claudecir Lange, agricultor de Lunardelli, é fã da Via Rural e defende o incremento tecnológico no campo como forma de garantir o sustento das propriedades. Ele planta alfafa, café, soja e milho e ficou entusiasmado com a derriçadeira e a secadora de grãos de café. “É muito diferente você ouvir a explicação do técnico sobre o funcionamento de determinada máquina e o uso de uma nova metodologia de plantio. Aqui é possível acompanhar as demonstrações e tirar dúvidas pessoalmente e isso é fantástico”, afirma Lange que, todos os anos, volta para casa levando vários folders e idéias na cabeça.

A família Lima, também de Cruzmaltina, é outra estreante na ExpoLondrina e surpreendeu-se com a possibilidade de substituir a velha armação das estufas de madeira pela estrutura de bambu na olericultura orgânica. “Nosso forte é o alface e sofremos muito com o ataque das lagartas. Se conseguirmos alguma informação sobre formas de detê-la será um passo importante para aumentarmos a produção e conquistarmos o selo de qualidade e entrar nos supermercados”, disseram o casal Maria José de Jesus Lima e José Aparecido Lima, acompanhados pelo filho Alan.


No final de semana a Fazendinha atende das 8h30 às 19h.

Nenhum comentário: