05 abril 2011

ExpoLondrina será aberta dia 7 com presença do governador Beto Richa

A 51ª Exposição Agropecuária e Industrial de Londrina será aberta nesta quinta-feira, dia 7 de abril, pelo presidente da Sociedade Rural do Paraná, Gustavo Andrade e Lopes. Já estão confirmadas as presenças do governador Beto Richa, do prefeito de Londrina, Barbosa Neto, secretários de Estado, autoridades locais e estaduais, além de toda a diretoria da SRP, organizadora do evento. A solenidade está agendada para 10h30, na Pista Central do Parque de Exposições Ney Braga. Haverá a execução do Hino Nacional pela Orquestra de Viola da Associação Médica de Londrina, com 50 instrumentistas. E também um desfile de bandeiras com a tropa da raça Mangalarga, tendo à frente Policiais Militares da Cavalaria de Londrina, que irão conduzir as bandeiras do Brasil, do Paraná, de Londrina e da Sociedade Rural do Paraná. Após a solenidade de abertura, haverá a inauguração da Casa do Mangalarga nas dependências do Parque de Exposições Ney Braga, com a presença do presidente da Associação Brasileira de Criadores de Cavalo da Raça Mangalarga, Sérgio Paiva. O espaço, que receberá o nome “Casa Governador Beto Richa”, será inaugurada pelo próprio governador, pelo presidente da Sociedade Rural do Paraná, Gustavo Andrade e Lopes, por Sérgio Paiva, e pelo presidente do Núcleo Mangalarga Norte do Paraná, Paulo Vilela,

O Show de quem produz


Com o tema “O Show de Quem Produz”, a ExpoLondrina acontece até dia 17 de abril. A expectativa é que sejam movimentados, nos 11 dias de evento, em torno de R$ 200 milhões e que o evento atraia um público de 480 mil pessoas. A organização da ExpoLondrina 2011 trabalha com amplo leque de atrações, focando o agronegócio, uma das vitrines nacionais no setor, passando pela área comercial de empresas de produtos e serviços, agenda técnica de qualidade, apresentações culturais em parceria com o Festival de Música de Londrina (FML) e o Festival Internacional de Teatro (Filo), atrações de músicos de diversos estados em ascensão no cenário nacional no Palco 2/Igapó FM, Feira Sabores do Paraná, entre outros. No dia 10 de abril, a Esquadrilha da Fumaça se apresenta na Exposição, com o tradicional show de acrobacias.

Emprego e lazer

A ExpoLondrina movimenta a cidade e região em geração de empregos, negócios e lazer. Só no setor de turismo, gera negócios e renda em cerca de 50 segmentos. Para a realização do evento são criados cerca de 10 mil empregos diretos e indiretos. Nos 11 dias do evento, as atenções da população se voltam para o Parque de Exposições Ney Braga. Além de grande participação dos empresários do agronegócio, a população participa maciçamente.

Leilões e animais

Os leilões da ExpoLondrina 2011 começam nesta quarta-feira, dia 06 de abril, um dia antes da abertura oficial do evento, como já vem sendo tradição nos últimos anos. Estão agendados 28 remates. Estão confirmadas a participação de 1500 bovinos em argola; e 46 raças diferentes entre bovinas, caprinas, ovinas, equinas e suínas. Totalizando animais expostos, leilões e julgamentos, a ExpoLondrina deve receber no Parque Ney Braga, entre 12 a 13 mil animais, nos dois turnos da exposição.

Mangalarga

Este ano a 51ª ExpoLondrina sediará entre os dias 07 a 10 de abril a Exposição Brasileira do Cavalo Mangalarga, com diversos eventos entre provas, julgamentos e leilões, com a participação de aproximadamente 280 animais.

Eventos Técnicos

A grade técnica soma entre 35 e 40 palestras, seminários, oficinas, eventos, nos auditórios do Parque Ney Braga, em parceria com a SEAB, Emater/Senar, Embrapa, Iapar, Faep, Canal Rural, Sindicato Rural de Londrina, associações de criadores, UEL, Unopar, que trazem à exposição um público em torno de 10 mil produtores em visitas técnicas e visitas monitoradas na Via Rural – Fazendinha, um mostruário de bons negócios para o agricultor familiar. Entre os destaques da agenda técnica estão o 9° Seminário de Pecuária de Carne, dia 12; 19º Encontro do Café, dia 13 de abril; 1º Simpósio ExpoLondrina Eficiência em Produção e Reprodução Animal, dias 14 e 15 de abril, com a participação de Pietro Sampaio Baruselli, especialista no assunto; e Encontro dos Conselhos de Sanidade Agropecuária, dia 13 de abril.

Nenhum comentário: