02 abril 2010

ExpoLondrina apresenta nova raça bovina



Uma das grandes novidades no setor de animais da 50ª. Exposição Agropecuária e Industrial de Londrina – ExpoLondrina é a apresentação – pela primeira vez no Paraná – de animais puro sangue Blonel, uma raça sintética desenvolvida por criadores brasileiros e registrada no Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) em 2005.
No total, estão expostos, no Pavilhão Manoel Ribas, nove (9) touros registrados e oito bezerros cruzados, resultado do cruzamento industrial com outras raças, para demonstração de heterose. O presidente da Associação Brasileira de Blonel (ABBlonel), Eduardo Rocha Leão, chegou nesta quinta-feira (dia 2), em Londrina, para ajudar a divulgar a raça.
Segundo Marcelo Trigo, inspetor técnico e juiz da raça, a Blonel foi desenvolvida a partir de duas outras – a Blonde D’Aquitaine e o Nelore, com o intuito de unir as melhores qualidades das duas. O Blonel tem grau sanguíneo 5/8 Blonde e 3/8 Nelore. Do Blonde, foram preservados o rendimento da carcaça – acima dos 60% -, o comprimento da carcaça, a quantidade do ganho de peso e a precocidade para abate. Também contribuiu com a habilidade materna.
O Nelore entrou com a rusticidade no manejo, alimentação e características como o casco, focinho e couro pretos, o que dá uma grande sobrevida ao animal em locais de alta incidência solar. “O resultado é um gado francês que se dá bem a temperaturas de 40 a 50 graus”, explicou.
Mas a principal vantagem, segundo ele, é que o animal produz a carne light - sem marmoreio. “É a carne que o brasileiro precisa porque a gordura é externa, o que reduz o índice de colesterol”, disse. Isso é resultado da mistura sanguínea das duas raças – que tem o mesmo padrão de carne light.
A raça foi desenvolvida por criadores dos Estados de Minas Gerais, Goiás, São Paulo e Paraná, com a obrigatoriedade de só utilizarem touros provados nos cruzamentos. No Estado, o maior representante e entusiasta é o pecuarista José Augusto Sandreschi. “Blonel é um Nelore criado em Paris, onde frequenta as melhores universidades, restaurantes e boates”, brincou o criador.

Nenhum comentário: