05 abril 2010

Orgânicos, carne bovina e ovinocultura são destaques desta terça na Expo 2010

A diversidade de temas marca a programação de eventos técnicos da 50ª Exposição Agropecuária e Industrial de Londrina desta terça-feira, dia 6. No Sindicato Rural, anexo ao Parque Ney Braga, o veterinário Cristiano Leite Ribeiro, instrutor do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), vai ministrar o curso “Gerenciamento Técnico do Rebanho Módulo I e II”, das 8 às 17 horas. Dirigido a produtores, agrônomos e zootecnistas, o curso vai abordar orientações básicas sobre manejo do rebanho e administração rural.
Também no Sindicato Rural acontecem os dois últimos cursos do programa de desenvolvimento agroflorestal ministrados pelo agrônomo Pedro Francio Filho, especialista em Fomento Florestal e Sistemas Agrossilvipastoris. Francio vai falar sobre “Desbaste e Colheita Florestal” das 8h30 às 12 horas e sobre “Utilização do Eucalipto e Pinus na Propriedade Rural, na Construção Civil e na Arquitetura” das 13h30 às 18 horas.
No auditório Horácio Sabino Coimbra, das 8h30 às 12 horas, o assunto vai ser agricultura orgânica. Seminário promovido pelo Emater e pela Seab vai tratar da organização, produção, comercialização e certificação de produtos orgânicos.

Às 9 horas, no auditório da Associação Nacional dos Produtores de Bovino de Corte (ANPBC), o cirurgião cardíaco Miguel Lorenzo Barbero Marcial, professor titular do Instituto do Coração, de São Paulo, vai proferir a palestra “Carne, um alimento saudável”, sobre a importância de se consumir carne bovina, fonte de proteínas para a formação e desenvolvimento de ossos, músculos e órgãos do corpo humano.
Das 13h30 às 18 horas, no auditório Milton Alcover, acontece o 5º Seminário de Ovinocultura. Fernanda Rosalinski Moraes, veterinária da PUC de Toledo, vai falar sobre “Alternativas de Controle de Vermes Gastro-Intestinais de Ovinos e Caprinos”. Alexandre Bombardelli abordará o tema “Manejo Rotacionado de Pastagens para Ovinos e Caprinos”, com informações sobre pastagens piqueteadas, prevenção de verminoses e melhor atendimento à nutrição dos animais, entre outros pontos.
Ao fim das palestras, acontece a Reunião da Câmara Setorial de Caprinos e Ovinos do Estado do Paraná, na qual serão relatadas as ações mais recentes do órgão. Haverá também a eleição dos novos gerente e secretário.

Nenhum comentário: