05 abril 2010

Seminário aborda produção, venda e certificação de produtos orgânicos

Os produtos orgânicos, que cada vez mais ganham a preferência dos consumidores, estarão em evidência na 50ª Exposição Agropecuária e Industrial de Londrina com o Seminário de Agricultura Orgânica que Emater (Instituto Paranaense de Assistência Técnica e Extensão Rural) e Seab (Secretaria Estadual de Agricultura e Abastecimento) realizam nesta terça-feira, das 8h30 às 12 horas, no auditório Horácio Sabino Coimbra, no Parque Governador Ney Braga.
O seminário terá três painéis. No primeiro, representantes da Associação dos Produtores de Orgânicos de Maringá, da Secretaria Municipal de Agricultura de Londrina (que promove a Feira do Produtor, aos domingos, no Museu Histórico) e da Associação dos Amigos da Agricultura Agroecológica e Apicultura (Cinco A) vão falar sobre organização e comercialização de produtos orgânicos.
O segundo painel será comandado pelo agrônomo Ademir Calegari, do Iapar, e pelos professores Maurício Ursi Ventura e Ayres Menezes Júnior, da UEL. Em pauta, adubação verde para fertilidade do solo e manejo de pragas e doenças na agricultura orgânica.
No terceiro painel, os agrônomos Nilson Ladeia e Paulo Mrtvi, do Emater, vão apresentar a parceria com a UEL e o Tecpar (Instituto Tecnológico do Paraná) que possibilita aos produtores a possibilidade de terem seus produtos certificados a custo zero. A certificação por uma entidade privada, segundo Ladeia, chega a custar até R$ 3 mil ao ano.
Essa parceria vai entregar o primeiro certificado orgânico da região de Londrina para Maria Luiz Palma, agricultora que cultiva hortaliças em Jaguapitã.

Nenhum comentário: