09 abril 2010

Mulheres da agricultura familiar são tema de evento na Expo 2010

Depois de discutir a situação dos jovens no campo, chegou a vez da situação das mulheres rurais entrar em pauta na 50ª Exposição Agropecuária e Industrial de Londrina. O auditório Milton Alcover, no Parque Ney Braga, sedia neste sábado o 2º Encontro Regional das Mulheres da Agricultura Familiar, que vai reunir participantes de 30 municípios do Norte do Estado.
Enquanto o foco, no encontro de jovens, foi o êxodo rural, a preocupação no evento deste sábado, afirma o assessor da Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado do Paraná (Fetaep), Evalton Turci, é a necessidade de as mulheres estarem inseridas na unidade familiar de maneira a não serem apenas donas de casa, mas também de assumir tarefas e gerar renda própria.
“É um assunto de extrema importância”, afirma Turci. “Afinal, 80% das propriedades agrícolas do Paraná são de pequeno porte. E elas são responsáveis por nada menos que 70% da produção de alimentos no Estado, como hortifrutigranjeiros, feijão e arroz”, afirma o assessor da Fetaep.
Na primeira parte do encontro, a titular da Secretaria Especial da Mulher de Londrina, Sueli Galhardi, fará uma explanação sobre direitos e programas de governo voltados para a mulher rural; e a diretora da Fetaep Mercedes Panassol abordará a questão da organização em cooperativas, associações e sindicatos.
O agrônomo Sérgio Carneiro, da Emater-Londrina, falará sobre as alternativas de trabalho e renda para as mulheres e, na sequência, haverá testemunhais de três agricultoras paranaenses: Adriana Matter, que também é vereadora em São José das Palmeiras; Ivone Oliveira, de Colorado; e Terezinha Gobeti, assentada e presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Tamarana.

ABCZ
A Associação Brasileira dos Criadores de Zebu realiza neste sábado, dentro da programação da 50ª ExpoLondrina, palestra com o superintendente de Melhoramento Genético da entidade, Carlos Henrique Cavallari. O evento será na Casa do Criador, das 8h30 às 12 horas.
Ele falará sobre o Programa de Melhoramento Genético das Raças Zebuínas e Orientação sobre os Atuais Procedimentos de Escrituração Zootécnicas. O programa foi instituído pela ABCZ em 1983, com o objetivo de auxiliar os criadores na seleção de seus rebanhos. O foco do programa é identificar os animais com os melhores índices produtivos e reprodutivos. A palestra é direcionada a criadores e interessados na área.

Nenhum comentário: