08 abril 2010

Touro Blonel Dom será o primeiro da raça em central de coleta


A participação da raça Blonel na 50ª Exposição Agropecuária e Industrial de Londrina resultou em uma parceria entre a Associação Brasileira de Blonel (ABBlonel) e a central de sêmen Alta Genétics. O touro Dom Blonel.com de cinco anos, de propriedade do pecuarista Eduardo Rocha Leão foi incluído no catálogo de touros da central para coleta e distribuição.
Segundo o proprietário, que também é presidente da ABBBlonel, provavelmente é o primeiro touro da raça em uma central. “Esta parceira com certeza é conseqüência da nossa participação na ExpoLondrina, o que contribuirá em muito para a expansão da raça.Estamos sendo muito procurados”, diz Leão.
A raça Blonel é uma das novidades no setor de animais da ExpoLondrina e está sendo apresentada pela primeira vez no Paraná. No total estão expostos novo touros registrados e oito bezerros cruzados, resultado do cruzamento industrial com outras raças.
Blonel é uma raça sintética desenvolvida por criadores brasileiros e registrada no Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) em 2005. Existem no país cerca de 2 mil animais.
Os animais estão expostos no Pavilhão Manoel Ribas, no Parque Ney Braga.

Um comentário:

Anônimo disse...

Parabéns aos idealizadores da Raça Blonel, formatada especificamente para enfrentar os desafios em países de clima tropical como o Brasil, sendo a mais nova e promissora raça bovina do mundo !